Criar um Site Grátis Fantástico




ONLINE
2





Partilhe esta Página

 

 

 

 

 

 


O sistema de escrita
O sistema de escrita

 

 

            A história da escrita na criança inicia-se muito antes do que se pode imaginar. Quando a criança é desafiada a escrever não é, na realidade, o primeiro estágio de desenvolvimento da escrita. O início deste processo remontam à muito antes, pode-se até dizer que quando ela  entra na escola, já adquiriu um patrimônio de habilidades e destrezas que a habilitará a aprender a escrever em um curto espaço de tempo.

            Ao logo de muitos anos, pensava-se que as crianças não construíam conhecimento algum, sem estarem frequentando uma escola, não sendo capazes de refletir  sobre qualquer sistema de leitura ou de escrita. Hoje, com o desenvolvimento de pesquisas na área, começou-se a pensar que o indivíduo em processo de alfabetização consegue sim, refletir e formular hipóteses sobre os vários seguimentos da aprendizagem, escrita principalmente.  

          As crianças, os jovens e os adultos não alfabetizados formulam ideias sobre o funcionamento da língua escrita, antes mesmo de frequentarem (ou voltarem a frequentar) a escola. Essas teorias internas evoluem por meio de reflexões que o próprio aluno faz sobre o sistema de escrita ao longo do tempo (e ninguém pode fazer por ele) e também por meio das interações que realiza com as informações que o ambiente lhe oferece. Trata-se de uma evolução conceitual e não exclusivamente gráfica. Por isso, o professor precisa buscar descobrir o que o aluno está pensando sobre a escrita naquele momento, mais do que avaliar se consegue desenhar bem cada uma das letras. Identificar as hipóteses de escrita de cada aluno é condição primordial para planejar as atividades adequadas e, principalmente, os agrupamentos produtivos na turma.